
Com a finalidade de discutir o aperfeiçoamento da gestão pública no Brasil, sob a temática Tecnologia da Inovação e Sustentabilidade, explorando caminhos para uma gestão pública inovadora e sustentável, o governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), como membro do Conselho Nacional de Secretários de Administração (Consad), participou do 129º Fórum Nacional de Secretários de Estado da Administração, nos dias 13 e 14 de junho, em Aracaju.
Representando o governo do estado, como membro do Consad, a secretária da Sepog, Beatriz Basílio enfatizou que, o evento é um espaço essencial para discussões e troca de experiências entre os entes federativos. “É uma oportunidade de alinhar junto aos entes federais questões voltadas ao aprimoramento da gestão pública em todo o país, reunindo representantes dos estados brasileiros e do governo federal, com intuito de compartilhar soluções inovadoras e eficazes para os desafios enfrentados pela administração pública,” pontuou.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o fórum proporcionou um espaço para a apresentação de boas práticas e discussão de temas relevantes. “Por meio do diálogo, da colaboração e do compartilhamento de conhecimentos é possível avançar na construção de um modelo de gestão mais eficiente, transparente e orientada para o atendimento das necessidades e aspirações da população,” ressaltou.
O evento é uma realização do Consad, e teve como anfitriã a Secretaria de Estado da Administração (Sead-Sergipe), reunindo secretários dos 26 estados do país e do Distrito Federal.
Na oportunidade também foram abordados os painéis: “Financiamento externo como ferramenta para o desenvolvimento”, “Financiamento externo sob uma perspectiva de gênero”, finalizando com “Reforma administrativa contratação de temporários: questões essenciais do aspecto jurídico e próximos passos para o avanço”.
Durante os dois dias de evento foram apresentados :
- Os desafios de uma gestão democrática;
- Sustentabilidade e adaptações climáticas;
- Programa Nacional de Gestão e Inovação;
- Plataforma de Cases de Governo Digital;
- GT Escolas: Balanço Prêmios das Boas Práticas;
- Observatório de pessoas;
- Panorama dos estados em relação ao cronograma do E-social.